quinta-feira, 21 de junho de 2012

2

Melhor condenados do que absolvidos! Mas de fato a Justiça por Deibi Giordano foi feita?!



Quanto valia a vida de Deibi Giordano ?

Os dois Policiais Militares, Roberto Carlos Patino Faustino e Eduardo Guerreiro Meiggeracusados de assassinar o jovem Deibi Willians dos Santos Giordano, de 25 anos, em fevereiro de 2009, foram julgados e condenados pelo 1º Tribunal do Júri, situado no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, na noite de 20 de junho de 2012 a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado.

A pena aplicada pelo Meritíssimo Dr. Juiz Bruno Ronchetti de Castro não me parece nada "razoável" levando em conta que, devido as famosas e repulsivas "Brechas da Lei", os assassinos cumprirão apenas 2/5 da pena, o que significa 5 anos e meio de prisão, porém já encontram-se detidos há 3, restando apenas 2 anos e meio, contudo,  devido os atenuantes: redução da pena por bom comportamento, dias trabalhados, etc...etc...etc...talvez cumpram, no máximo, 1 ano e meio, e provavelmente, em regime semiaberto.

E estranhamente, apesar de JULGADOS E CONDENADOS...não os vimos sair de lá algemados para serem conduzidos de volta ao presídio Romão Gomes!

Mais uma vez, a mim, o sentimento que prevalece não é o de Justiça feita...e sim o da IMPUNIDADE...do Coorporativismo!

Apesar do sentimento de Impunidade prevalecer, fiquei satisfeita com o fato da família de Deibi ver os assassinos serem condenados.

Agradeço mais uma vez o excelente trabalho do assistente de acusação Dr. Cristiano Medina da Rocha, dos Promotores de Justiça que atuaram no caso; Dra Soraya Bicudo Simões Munhoz e Dr. Roberto Bacal, assim como também não poderia deixar de agradecer aos amigos de luta, integrantes do UDVV (União em Defesa das Vítimas de Violência), que lotaram o plenário, nos dois dias de julgamento e permaneceram do começo ao fim, ao lado da família da nossa amiga de dor e de luta, Mônica Giordano, irmã de Deibi, prestando apoio e solidariedade.



2 comentários:

  1. Cara Sandra, 
    Creio deva estar você confundindo aplicação de pena com o respectivo cumprimento dela, pois, em sua crítica, nada há contra os critérios levados em conta pelo Magistrado para o cálculo daquela quantidade mencionada, mas apenas às regras legais que determinam a progressão de pena! Ora, se nosso inconformismo é contra tais regras, penso devemos trabalhar para propormos modificações legislativas nesse sentido, não acha? 
    Se lutamos por Justiça, penso que devemos também ser justos em nossos comentários!
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Justa causa, no caso em questão...o inconformismo se dá diante de vários fatores:

    Os PM's não estarem algemados e vestidos como presos, como costumamos ver no caso de assassinos negros e pobres;

    Os assassinos julgados e condenados, não terem sido conduzidos de volta à colônia de férias, ops, digo, ao presídio Romão Gomes, algemados;

    E por fim... o cálculo da pena aplicada pelo juiz, não me parece nada razoável, volto a repetir, levando-se sem conta que em julgamento passado e recente, o mesmo juiz condenou à 18 anos de prisão, um rapaz de 23 anos por ter dado um tiro em um outro rapaz de 18 anos, numa briga de trânsito...e o acusado, depois de julgado e condenado foi conduzido ao presídio ALGEMADO!

    Uma vez ciente das "BRECHAS" da Lei, sabedor de que os PM's TERÃO DIREITO a cumprir apenas 2/5 da pena e uma vez que já se encontram detidos há 3 anos...era no MÍNIMO de se esperar que o Juiz aplicasse uma pena compatível com a frieza e covardia do crime...para que os dois PM's ASSASSINOS permanecessem alguns anos mais presos...afinal a vida do Deibi valia só 5 anos e meio de cadeia?!

    Acho que fui até serena demais nos meus comentários...não vejo nada de injusto!

    Abraços

    ResponderExcluir